top of page

Herbologia - Alecrim

O alecrim

Essa e uma das minhas ervas preferidas, assim como a babosa ela e um planta muito útil para a vida humana, essa planta tenta virtudes tanto espiritualizas quando físicas.O nome original dela e a Rosmarinus officinalis (em latim: ros = orvalho; marinus = mar) um nome bem estranho comparado com a erva que realmente parece uma espécie de alga-marinha. Uma planta que e conhecida também como alecrim ou alecrim-da-horta. uma planta da família das Lamiaceae,


As flores são pequeninas com a coloração que podem variar entres azuis, rosas, brancas e lilás. Apesar de conter flores ela não contem frutos, mas contem sementes, não pensem que as sementes são mas fáceis de plantar do que mudas, que pegam com mais facilidade do que as sementes. Suas sementes são utilizados para fazer complexas para dores de cabeça. o cheiro do alecrim e muito benéfico para saúde podendo curar dores de cabeça, infecções nasais e até mesmo a sinusite em alguns casos.

Esta é uma erva solar, não só porque adora estar a pleno sol mas também porque eleva a sensação de bem estar de quem a usa, Fica a dica para quem utiliza da Egrégora a egípcia, por causa dos deuses solares. (Ex: Rá e Ìsis )

O alecrim é uma erva rústica, que tolera a seca relativa e não é suscetível a pragas, mas não gosta de ser podado antes dos 2 anos de idade. Depois disso, admite podas e até topiaria, sem problemas.



Leia sobre outros artigos com o tema Alecrim: Chá no cabelo e óleos para o cabelo.


A flor do alecrim é muito procurada pelas abelhas que, com seu néctar produzem um mel de qualidade excepcional e que mantêm as propriedades curativas atribuídas à planta que o origina. Na medicina popular o alecrim é associado, há séculos, à manutenção da boa memória, fato esse que vem sendo estudado pelo médico Chris Van Tulleken, e que você pode ler no nosso artigo anterior sobre esta planta.

Como afirma a BBC no artigo que lemos. Segundo um de seus estudos, o alecrim é um preservador da memória futura, que é o “lembrar de lembrar”. E os testes comprovaram uma melhor memória futura nas pessoas que estavam na sala onde havia “cheiro de alecrim” assim como, na posterior análise do sangue dos voluntários, se encontraram traços dos elementos químicos contidos no alecrim, que entraram na corrente sanguínea, absorvidos pela inalação do seu aroma.


Mas, não só a memória que é influenciada pelo alecrim. Os antigos ensinam que ter uma planta de alecrim dentro de casa é um excelente propiciador de “bom humor” que é derivado da inalação dos seus óleos aromáticos.



O alecrim tem um forte fonte história bem rica principalmente na Europa, cujo até mesmo o famoso Shakespeare utilizou em suas obras. Na peça Hamlet, de Shakespeare, ato IV, cena cinco, Ofélia mostra e ofereceu um ramo de alecrim para seu irmão Laertes e diz: “--Ali está um alecrim, ele é para lembrança; Reze, ame e lembre...” .


Uma erva utilizada por xamãs e curandeiros na idade media, Seu uso culinário, medicinal e religioso remonta,quando já era usado como defumador tanto em rituais como para a cura de determinadas doenças. (ou para espantar os espíritos que as originavam) e também como condimento alimentar, em alcoolatos como tônico, temperando vinhos e licores.



É muito fácil de cultivar do alecrim, pois basta você fazer estacas dos ramos mais grossos deixando sem folhas a parte que vai na terra. Esta é uma erva rústica, que não gosta de muita água mas não prescinde dele também, aguenta solos pedregosos e se dá bem em solos calcários, mas não gosta de vento, portanto, mantenha o seu pé de alecrim num canto mais protegido. Alecrim adora sol direto e não aceita poda ou corte de seus ramos, antes dos 2 anos de idade, mesmo que seja para um chazinho (se for preciso, tire sempre só as folhas, de baixo para cima, as mais velhas, nunca as das pontas) E uma planta que deve ser podada na lua nova para que nasce novas mudas. E plantada na lua decrescente para que suas raízes minguem para dentro da terra. O nome desta colocação e calendário biodinâmica.



O alecrim e uma erva que contem muitos componentes químicos, e por causa disso ele tem alguma contra indicações, caso seja consumida em excessos. O alecrim pode acarretar complicações se ingerido em excesso ou por pessoas com histórico de epilepsia, problemas na próstata, dermatológicos e gástricos, além de causar irritações no intestino e nos rins. Portanto, não exagere no consumo.

Como citado a cima o chá feito da planta alecrim tem imensos benefícios a nossa saúde, além do chá, podemos extrair o óleo dessa planta, que é um ótimo tratamento para cabelo e no tratamento para pele, aprenda mais sobre o óleo de alecrim.

Tratamento Para Cabelo → além de deixar o cabelo bonito e saudável, ajuda no combate a caspa e é eficaz na limpeza do couro cabeludo.

Tratamento Para Pele → Por ser antioxidante ele ajuda no tratamento das rugas, manchas na pele,acnes,dermatites, estrias e celulite.

O chá de alecrim:


A verdade é que o consumo do chá de alecrim, ou sua água aromatizada, tem um efeito tão bom que, pode-se dizer, “alegra a alma” e, quando a alma se alegra o corpo se cura.

O chá de alecrim também é um dos métodos mais comum de consumir a erva, além do aroma o sabor também agrada muitas pessoas. A Anvisa apresenta a seguinte receita como orientação de preparo do alecrim por infusão:

*2 gramas de folhas secas de alecrim

*150 mL de água

*Tomar 15 minutos após o preparo

*3 a 4 vezes entre as refeições


A Poção da Rainha Hungria:

Nos idos de 1300, uma rainha da Hungria, Isabel, usava um tônico, criado por ela, de alecrim em álcool que, segundo a lenda transmitida pelos séculos, tinha o poder de dar longevidade a quem o consumisse, mantendo a aparência jovem e prevenindo doenças

O primeiro perfume que recebeu nome, no século XIII, era feito com alecrim, Trata-se da “Água da Rainha de Hungria”, receita alquímica que, na época, era feita com óleo de terebentina (poderoso antireumático de uso tópico) e alcoolato de alecrim, alfazema e poejo e usado como tônico revigorante que era passado no corpo. Atualmente já não se usa o óleo de terebentina pois este tem efeito acumulativo altamente alergênicos mas, você pode fazer uma “Água de Hungria” modificada, que consistia em um conjunto de :


*4 gotas de óleo de alecrim *6 gotas de óleo de limão siciliano *2 gotas de óleo de laranja *5 ml de água de flor de laranjeira *5 ml de água de rosas *40 ml de 90% de álcool de cereais

Água aromatizada:


A água “levantar o ânimo”, ajudar você a ultrapassar aqueles momentos mais difíceis e tristes da vida, “dar a volta por cima” e adotar a resiliência como filosofia de “bem viver”. Também é ótimo para “aligeirar o coração pesado” para o que basta você colocar um ramo de alecrim numa jarra de água e ir tomando essa água aromatizada durante o dia.



Algumas outras propriedades do alecrim:


Vários estudos científicos já comprovam as propriedades medicinais do alecrim, em pó, extrato, óleo, chá ou como condimento alimentar.

Esta planta é usada para tratar doenças do fígado, falta de apetite e fraqueza geral, como antisséptico e adstringente, sistema nervoso (estimulante de pessoas enfraquecidas), dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, falta de apetite, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia.

Já se estuda seu uso também nos tratamentos de câncer da próstata, como antibiótico específico, em problemas como colite e no combate a inflamações acneicas dentre outros vários estudos disponíveis para pesquisa.


Precauções Para a maior parte, Alecrim é considerado seguro, sem efeitos secundários. No entanto, as mulheres grávidas devem evitar o consumo de grandes quantidades do alecrim, pois pode levar a contrações uterinas e aborto. Pessoas com pressão arterial elevada não deve consumir o Alecrim, pois pode aumentar a pressão arterial.


Benefícios do Alecrim Na Prevenção do Câncer: O Alecrim contém carnosol que é um composto anti-câncer potente. Estudos realizados mostraram que ele tem uma eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Em um outro estudo com ratos, mostraram que o Alecrim ajudo na redução de agente cancerígeno em até 76% do tumores mamários.


Alecrim Ajuda a Melhora a Memória: O Alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que o Alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.


Benefícios do Alecrim Para o Humor: O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do Alecrim melhorou memória das cobaia, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.O Alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de Alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando Alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.


Alecrim Ajuda no Alívio de Dores: Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial presente no Alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.


Alecrim é um Agente Anti-inflamatório: O Alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos, O ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.


Alecrim Ajuda no Fortalecimento do Sistema imune: O Alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas.


Alecrim é um Agente Antibacterianas: Estudos descobriram que o Alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos infecções.


Benefícios do Alecrim Para a Saúde Digestiva: O Alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre, Indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado. Ela também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, quando ingeridos com os alimentos, como, carne ou ovos.


Alecrim Ajuda no Crescimento do Cabelo: Estudos inicias mostraram que o Alecrim podem estimular o crescimento do cabelo. O estudo descobriu que as pessoas com alopecia, uma doença que faz com que o cabelo caia, teve um significativo crescimento do cabelo depois de esfregar Alecrim, lavanda, Tomilho e madeira de cedro em seu couro cabeludo durante sete meses. No entanto, não é claro se isto foi o Alecrim ou outras ervas que provocou o crescimento da planta.


Alecrim Melhora Circulação: O óleo de Alecrim é muitas vezes aplicado frequentemente como um remédio natural para má circulação, embora não tenha havido estudos que provar esse efeito.



Alecrim Possui Propriedades Diurética: O Alecrim é um diurético leve, o que significa que ele pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de água no organismo. Além disso, O Alecrim quando utilizado regularmente, pode ajudar no aumento do fluxo da urina e ajudar a função dos rins em níveis ideais para ajudar a se livrar do excesso de água no corpo.


Benefícios do Alecrim Para Saúde Respiratória: O Alecrim é um ótimo remédio natural para problemas respiratórios. Respirando o cheiro do óleo essencial pode ajudar com o congestionamento devido a resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripe. Além disso, Você também pode ferver Alecrim fresco em uma panela de água, coloque-o em uma tigela, e respirar o vapor para ajudar a limpar os pulmões e garganta. Isso também irá ajudar com dores de cabeça associada a doenças respiratórias.


Alecrim Ajuda na Desintoxicação do fígado: O Alecrim tem sido usado para tratar problemas de fígado por centenas de anos. Um estudo revelou que o extrato de rosmaninho reduziu cirrose em ratos que receberam tioacetamida, um composto tóxico que é tóxico para o fígado. Ele também impediu danos ao fígado a partir de tetracloreto em ratos e camundongos.


Alecrim é um Agente Anti-Envelhecimento: O Alecrim é um ingrediente popular para anti-envelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral.


bem vou ficar devendo os usos mágicos desta planta assim como a parte 2 da babosa, pois o post esta gigantesco e ficaria maior ainda. bem e isso galera espero que tenha curtido muito o alecrim. bem essa planta e muito linda e cheira muito bem. comenta aqui em baixo que você achou dela.

E muito importante comentar que se e muito importante a visita a um medico antes de utilizar o alecrim como remédio.





Fontes :

www.dietaeboasaude.com.br\www.greenme.com.br\www.saudedica.com.br\www.ecycle.com.br


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page